GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atividade desenvolvida: Caça-rimas - professor Cássia Regina de Oliveira

Sou professora do GAP (Grupo de Apoio Pedagógico) desde 2009. É um projeto bastante desafiador, pois além dos desafios da aprendizagem, também temos que lidar com as expectativas de pais, alunos, professores, direção, e é claro, a nossa! Cada grupo atendido é formado por 15 alunos - número bem reduzido ao de uma sala de aula regular- o que facilita muito o relacionamento entre professor x alunos e afirmo o elo que criamos uns aos outros é imenso. Ser professora do GAP é uma experiência fascinante e gostaria que todos professores pudessem tê-la. Nos faz crescer profissionalmente, adquirir um olhar mais apurado e humano.

Atividade desenvolvida: Caça-rimas

Desenvolvi esta atividade com a minha turma por acreditar que o jogo é um forte aliado na construção do conhecimento, pois se dá de forma lúdica e que descontraidamente a criança além de aprender troca seus conhecimentos com os demais colegas.
Este jogo foi retirado de um material didático do CEEL- CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, e adaptado conforme a necessidade da minha turma.

Público-alvo:

Alunos do GAP em processo de alfabetização..
Nº de alunos nesta atividade: 12


Objetivos didáticos do jogo:

- compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
- perceber que as palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final;
- desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas;
- comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.

Meta do jogo:

O jogo é finalizado quando todas as figuras do tabuleiro forem cobertas por fichas. Deve-se assim, contar o número de fichas por cores e o jogador que as empregou com o maior número será o vencedor.

Componentes da atividade:

-3 ou 4 cartelas iguais com 20 figuras
- 20 fichas pequenas com uma figura em cada (correspondente aos sons das figuras da cartela.
- fichas coloridas para os participantes sendo que cada um se aproprie de uma só cor.

Regras:

O caça-rimas é semelhante ao jogo do bingo, porém se diferencia em não ter que encontrar a peça “cantada” e sim, a figura correspondente com a rima.

Repertório de palavras utilizadas no jogo:

- avião - leão
- rato - gato
- faca - vaca
- jarro - carro
- mamadeira – cadeira
- chupeta - borboleta
- dinheiro - brigadeiro
-Garrafa - girafa                      
- ovelha - abelha                               
-Rainha - galinha
-Dente - presente
-Piscina - buzina
-vassoura - tesoura
-Mola - bola
-Tijolo - bolo
-Anel - pincel
-Barriga - formiga
-Roda - corda
-Laço - palhaço
-Luva – chuva

O resultado desta atividade foi muito positivo. As crianças se divertiram e tenho certeza que aprenderam ainda mais com esta proposta de trabalho.
Variações de atividades com rimas: listas coletivas na lousa, caça-palavras; eu dito, você desenha, dentre outras.

Abaixo, segue algumas fotos de como foi à atividade:

Agrupamentos:



Professora com os alunos:



Etapas da atividade:


Nenhum comentário:

Postar um comentário