GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Atividades - por Mara Lúcia L.C. Oliveira

Caros colegas, aqui segue algumas atividades que escolhi para ilustrar o nosso blog, espero poder contribuir com essas idéias.
ATIVIDADE 1:  Masculino e feminino
OBJETIVO:  Memória, reconhecimento e identificação do gênero masculino e feminino.
CONTEÚDO: Leitura e classificação.
ETAPAS PREVISTAS:
Pedir as crianças, que respondam oralmente qual o feminino de alguns animais. Trabalhar a linguagem oral garante o sucesso da linguagem escrita.
Nas classes de alfabetização, deve-se dar suporte as crianças na leitura das palavras do cartão, fazendo comparações com as palavras já estabilizadas no dia a dia.



ATIVIDADE 2:  Jogo das rimas
OBJETIVO: Reconhecer  e brincar com rimas
CONTEÚDO:  Desenvolver combinações de palavras que rimam.
ETAPAS PREVISTAS: Primeiramente o professor deve  brincar com as crianças estabelecendo oralmente algumas rimas que poderá ser até mesmo através do nome das próprias crianças, como por exemplo: ANA que rima com BANANA, MARCELO – MARTELO , RAUL- AZUL, DANIEL- PAPEL, etc.
Após esse exercício oral , distribui-se cartões com cores diferentes. As crianças deverão encontrar o par que rima e colocar os cartões lado a lado.

ATIVIDADE 3:  Palavra dentro da palavra
OBJETIVO: Através desta atividade as crianças compreendem que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais.
Compreendem que uma sequência de sons que constitui uma palavra pode estar contida em outras palavras.
CONTEÚDO: fichas com duas cores diferentes onde as crianças terão que ler o desenho e reconhecer a parte que está na outra ficha (palavra dentro da outra palavra).
ETAPAS PREVISTAS: São distribuídas fichas com duas cores. As crianças terão que colocar lado a lado fichas que se complementam, ou seja, fichas onde dentro da palavra escrita, encontra-se outra palavra.
Posteriormente, cada aluno poderá fazer em seu caderno, uma lista de palavras que eles conhecem que podemos dizer que são “palavras dentro da palavra”, ex: PIANO- ANO, LIMÃO- MÃO, CANETA-NETA, é importante trabalhar primeiramente essa atividade no oral, isso irá facilitar muito o exercício de memória das crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário