Caros colegas, aqui segue algumas atividades que escolhi para ilustrar o nosso blog, espero poder contribuir com essas idéias.
ATIVIDADE 1: Masculino e feminino
OBJETIVO: Memória, reconhecimento e identificação do gênero masculino e feminino.
CONTEÚDO: Leitura e classificação.
ETAPAS PREVISTAS:
Pedir as crianças, que respondam oralmente qual o feminino de alguns animais. Trabalhar a linguagem oral garante o sucesso da linguagem escrita.
Nas classes de alfabetização, deve-se dar suporte as crianças na leitura das palavras do cartão, fazendo comparações com as palavras já estabilizadas no dia a dia.
ATIVIDADE 2: Jogo das rimas
OBJETIVO: Reconhecer e brincar com rimas
CONTEÚDO: Desenvolver combinações de palavras que rimam.
ETAPAS PREVISTAS: Primeiramente o professor deve brincar com as crianças estabelecendo oralmente algumas rimas que poderá ser até mesmo através do nome das próprias crianças, como por exemplo: ANA que rima com BANANA, MARCELO – MARTELO , RAUL- AZUL, DANIEL- PAPEL, etc.
Após esse exercício oral , distribui-se cartões com cores diferentes. As crianças deverão encontrar o par que rima e colocar os cartões lado a lado.
ATIVIDADE 3: Palavra dentro da palavra
OBJETIVO: Através desta atividade as crianças compreendem que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais.
Compreendem que uma sequência de sons que constitui uma palavra pode estar contida em outras palavras.
CONTEÚDO: fichas com duas cores diferentes onde as crianças terão que ler o desenho e reconhecer a parte que está na outra ficha (palavra dentro da outra palavra).
ETAPAS PREVISTAS: São distribuídas fichas com duas cores. As crianças terão que colocar lado a lado fichas que se complementam, ou seja, fichas onde dentro da palavra escrita, encontra-se outra palavra.
Posteriormente, cada aluno poderá fazer em seu caderno, uma lista de palavras que eles conhecem que podemos dizer que são “palavras dentro da palavra”, ex: PIANO- ANO, LIMÃO- MÃO, CANETA-NETA, é importante trabalhar primeiramente essa atividade no oral, isso irá facilitar muito o exercício de memória das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário