GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jogo da memória - por professora Rose Cristina



A sequência de atividades a seguir foi desenvolvida com turma regular de 4º Ano, envolvendo toda a turma.
            O objetivo era oportunizar aos alunos momentos em que suas memórias seriam trabalhadas, além de promover uma interação maior entre a turma.
            Foi proposto um CAMPEONATO DO JOGO DA MEMÓRIA, que aconteceu nas seguintes etapas:
História / Origem do Jogo da Memória;
Regras do jogo (Utilização do jogo gigante):
Para escolher a placa a ser virada, os alunos nomeavam linhas e colunas, como uma “batalha naval”. Ex: 1-A e 1-C;
Aprendendo a jogar (em grupos – Jogo do Mico);
Primeira Fase do Campeonato: os 36 alunos foram divididos por meio de sorteio em 9 grupos, jogando entre si;
Segunda Fase do Campeonato: os 9 vencedores da 1ª Fase formam 3 equipes por meio de sorteio. De cada equipe, somente um aluno é classificado para a Fase Final;



Fase Final: Para esta fase são classificados os três vencedores da Fase anterior e os mesmos disputam o 1º, 2º e 3º lugares. O jogo utilizado é o “gigante”, para que toda a turma possa acompanhar e torcer pelos colegas.
            Terminada a partida, os alunos finalistas são premiados.


Os alunos participam deste tipo de atividade com entusiasmo e atenção, aprendem a respeitar regras pré-estabelecidas, a respeitar os jogadores adversários e, principalmente, a treinar a memória que é o maior objetivo.
           
VARIAÇÕES: O mesmo jogo pode ser feito com figuras e palavras, figuras e primeira letra de cada palavra, etc. Tudo dependerá do objetivo e da criatividade do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário