O trabalho do GAP “Grupo de Apoio Pedagógico” ocorre de forma diferenciada. O atendimento individualizado proporciona outro olhar a respeito do aluno e por trabalhar com grupos menores ,a chance de intervenção é constante e imediato, assim o trabalho transmite práticas e conteúdos significativos que possibilita uma flexibilidade de estratégias de acordo com a necessidade de cada aluno/grupo.
As aulas são divididas em cinco momentos: o que eu vou ler e escrever e o que os alunos lerão e escreverão e brincadeiras/jogos, além disso, cada educando tem seu próprio caderno e o treino da leitura e o ditado são diários e constantes, podem ser realizados hora no individual, hora em duplas, hora em quarteto e muito no coletivo.
No primeiro semestre estava com duas turmas de quinze alunos cada, a freqüência era de duas e três vezes na semana e eram atendidos somente alunos dos 3º anos. Já no segundo semestre, após o remanejamento, foi aberta mais uma turma. Agora são atendidas duas turmas de 3º anos (duas vezes na semana) e outra turma de 4º e 5º anos, embora tenham atingido a base alfabética, necessitam de um atendimento dirigido das regras da língua português, bem como concordância, coesão e coerência no que escrevem, lêem e falam, sendo assim, uma maior sistematização das regras gramaticais e, principalmente, acreditar que são capazes de escrever corretamente.
Sabemos que os alunos quando ingressam no GAP apresentam inúmeras dificuldades, entre elas posso relatar as mais comuns: inquietação, falam demasiadamente e ouve pouquíssimo, vergonha e timidez andam juntas, além da total desorganização no caderno/carteira/estojo/espaço, baixa auto-estima, falta de educação e desrespeito consigo e com o próximo. Para tanto, o trabalho no GAP é diferenciado, é necessário que o professor tenha um equilíbrio diferenciado para lidar e atuar com essas inúmeras dificuldades; primeiramente precisamos conquistar a confiança desses meninos e, em conjunto, compartilharmos o carinho, a paciência, dedicação e, o mais importante a persistência... Não podemos deixar de lado os ricos e amáveis “combinados”, pois são eles que mantêm o equilíbrio de todo o trabalho desenvolvido. Assim, podemos e, ao mesmo tempo, provocamos os desequilíbrios necessários para que os avanços aconteçam naturalmente e na seqüência. Sendo assim, aplico quase em todas as aulas a montagem de palavras com as famílias silábicas e as vogais, dá para perceber os sons, que com os pedaços (sílabas) podemos montar palavras e dessas palavras podemos montar frases, repetir quantas vezes necessitar e assim por diante. É uma excelente ferramenta de trabalho que faz o aluno pensar/ler/criar/perceber/refletir/aprender /desafiar o tempo todo.
Tenho um relato especial a deixar aqui, pois bem... É de um aluno que está há três anos no GAP, este menino é o J.M....
Aluno que chegou à aula totalmente deprimido, sem brilho no olhar e sem ânimo algum. Tudo o que realizava não guardava na memória, o que aprendia hoje, amanhã parecia ser novidade... Inquieto, briguento e revoltado com tudo e com todos. Seus colegas pareciam rivais... Enfim, passaram-se os anos e, JM começou a perceber os sons das vogais, de algumas consoantes, a ordem do alfabeto, algumas famílias silábicas e, aos poucos, foi retendo as informações por meio de repetições. Assim, surgiram as primeiras palavras embora com omissão de algumas letras, mas já era o bastante para entender o significado do que queria escrever. As brincadeiras realizadas durante as aulas também o ajudou para que superasse a timidez e assim, foi conquistando espaço e adquirindo segurança e reconhecimento, foram tantas intervenções... Tantas leituras... Tantos cartazes... Tantas fichas... Tantos ditados... Foi o que realmente fez a diferença com este aluno, pois hoje se encontra lendo e escrevendo pequenos textos com um novo brilho no olhar, resgatou a auto-estima e apresenta compromisso no que realiza.
Acredite... O trabalho realizado no “GAP” é diferenciado porque faz toada à diferença, não somente para o JM, mas para uma turma de crianças, conquistando assim, o sorriso e a alegria de aprender a ler e escrever e ser muito, muito feliz!!!
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