GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TRABALHANDO COM LETRAS, PALAVRAS E FRASES- por professora Elisa Perceval



Letras móveis ajudam o aluno no processo de alfabetização enquanto domínio do código escrito.
  • Há várias formas de fazer uma intervenção, seja com questionamentos ou apenas mostrando a criança como se escreve. Ter em sala alfabeto móvel e deixá-las  expostas   para haver um contato maior por parte das crianças com o material.


  • Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita.
  • Atividades
    Jogos e brincadeiras como, bingo dos nomes, forca, caça-palavras e cruzadinhas, são muito prazerosas e dão bons resultados para a construção da base alfabética.

    Cruzadinhas


    Alunos  não -alfabetizados
    Os alunos com escrita silábica, que já fazem uso do valor sonoro  das   letras ,  podem  ser  agrupados   com alunos   com escrita silábica que fazem pouco ou nenhum uso do valor sonoro, com alunos de escrita silábico-alfabética ou de escrita pré - silábica.
    É  fundamental  que   o s  aluno s   com  e s c r i ta pré – silábica não   sejam  agrupados   entre   si   para   realizar   esse  tipo de atividade: para eles, é importante a interação com alunos que já sabem que a escrita representa a fala, o que eles ainda não descobriram.
    A atividade deve sempre considerar a possibilidade de realização dos alunos, portanto, a lista de palavras, tanto das cruzadinhas como das adivinhações, pode variar em função do que eles conseguem fazer. Por exemplo, numa adivinhação as palavras podem começar e terminar com a mesma letra, o que aumenta o nível de dificuldade da atividade.
    É preciso cuidar para que as cruzadinhas sejam sempre    bem  nítidas ,   com  letras   e   quadrinhos não  muito pequenos e desenhos bem feitos, para que os alunos não se confundam .
    Alunos  já alfabetizados
    • A cruzadinha deve  ser  utilizada  como  atividade  de escrita: nesse caso, a tarefa é escrever as palavras e não encontrá-las na lista. As questões principais que se colocam aos alunos são ortográficas.





    Formando palavras com figura e letras móveis



Nenhum comentário:

Postar um comentário