Letras móveis ajudam o aluno no processo de alfabetização enquanto domínio do código escrito.
- Há várias formas de fazer uma intervenção, seja com questionamentos ou apenas mostrando a criança como se escreve. Ter em sala alfabeto móvel e deixá-las expostas para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
- Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita.
- AtividadesJogos e brincadeiras como, bingo dos nomes, forca, caça-palavras e cruzadinhas, são muito prazerosas e dão bons resultados para a construção da base alfabética.
Cruzadinhas
Alunos não -alfabetizadosOs alunos com escrita silábica, que já fazem uso do valor sonoro das letras , podem ser agrupados com alunos com escrita silábica que fazem pouco ou nenhum uso do valor sonoro, com alunos de escrita silábico-alfabética ou de escrita pré - silábica.É fundamental que o s aluno s com e s c r i ta pré – silábica não sejam agrupados entre si para realizar esse tipo de atividade: para eles, é importante a interação com alunos que já sabem que a escrita representa a fala, o que eles ainda não descobriram.A atividade deve sempre considerar a possibilidade de realização dos alunos, portanto, a lista de palavras, tanto das cruzadinhas como das adivinhações, pode variar em função do que eles conseguem fazer. Por exemplo, numa adivinhação as palavras podem começar e terminar com a mesma letra, o que aumenta o nível de dificuldade da atividade.É preciso cuidar para que as cruzadinhas sejam sempre bem nítidas , com letras e quadrinhos não muito pequenos e desenhos bem feitos, para que os alunos não se confundam .Alunos já alfabetizados• A cruzadinha deve ser utilizada como atividade de escrita: nesse caso, a tarefa é escrever as palavras e não encontrá-las na lista. As questões principais que se colocam aos alunos são ortográficas.
Formando palavras com figura e letras móveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário