Muitos estudiosos como Quintiliano, Erasmo, Rabelais e outras têm definido a idéia de que precisamos promover um ensino mais lúdico e criativo para os alunos com dificuldades párea ser alfabetizado.
OBJETIVOS DIDÁTICOS
*Compreender que as palavras são compostas por unidade sonoras;
*Perceber que as palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
*Identificar a sílaba como unidade das palavras orais;
*comparar palavras quanto às semelhanças sonoras;
*Desenvolver a Consciência Fonológica por meio da exploração dos sons iniciais das palavras;
PÚBLICO - ALVO
Alunos em processo de alfabetização que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a Consciência Fonológica.
META DO JOGO
Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
JOGADORES
De 2 á 4 alunos
COMPONENTES:
- 1 dado de oito lados
- 1 cartela com 8 figuras de animais numeradas
- 24 fichas com figuras e palavras e cada 3 fichas de figuras/palavras que se iniciam com a mesma sílaba das figuras/palavras apresentadas nas cartelas.
REGRAS
- A CARTELA COM AS FIGURAS NUMERADAS DEVE ESTAR Á VISTA DOS JOGADORES DURANTE TODO O JOGO.
- Espalhem-se as fichas sobre a mesa, com as frases voltadas para cima.
- Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
- O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
- O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
- Escolhida a ficha, o jogador participante pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
- A cada ficha encontrada o jogador ganha um ponto, se pegar à ficha errada os demais jogadores que perceberem denuncia e passa-se a vez.
- Se o outro participante jogar o dado e o número deste for referente a uma figura para qual não há mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte.
- Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
AO FINAL, GANHA O JOGO QUEM CONSEGUIR UM MAIOR NÚMERO DE FICHAS.
REPRTÓRIO DE PALAVRAS USADAS NO JOGO
Cartelas com figuras de animais
PAVÃO 1 BALEIA 2 CAVALO 3 GATO 4 VACA 6 TATU 7 DINOSSAURO 8 |
FIGURAS DO JOGO
PALHOÇA | PARAFUSO | PALITO | BALÃO | BACIA | BATEDEIRA |
CADERNO | CADEIRA | CADERNO | GAVETA | GARRAFA | GALINHA |
VACINA | VASSOURA | VARINHA | TALHER | TÁBUA | TAPETE |
FOLHA | FOGUEIRA | FOTOGRAFIA | DIAMANTE | DINHEIRO | DINAMITE |
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