GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

POR QUE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO- por Sônia Aranha

Muitos  estudiosos como Quintiliano, Erasmo, Rabelais e  outras têm  definido a  idéia  de  que  precisamos  promover  um  ensino  mais  lúdico  e  criativo  para  os alunos   com  dificuldades  párea  ser  alfabetizado.

OBJETIVOS  DIDÁTICOS

*Compreender  que  as  palavras  são  compostas  por unidade  sonoras;
*Perceber  que as  palavras  diferentes possuem  partes  sonoras iguais;
*Identificar a  sílaba como  unidade  das  palavras  orais;
*comparar  palavras quanto  às  semelhanças  sonoras;
*Desenvolver  a  Consciência  Fonológica por  meio  da   exploração  dos  sons  iniciais  das  palavras;

PÚBLICO  -  ALVO

Alunos  em  processo  de  alfabetização  que  precisam  perceber  que  a palavra  é constituída  de  significado e  seqüência  sonora  e  que  precisam  refletir  sobre  as  propriedades sonoras  das  palavras, desenvolvendo  a  Consciência  Fonológica.

META  DO  JOGO

Ganha  quem, ao  final, tiver  mais   fichas.

JOGADORES

De  2  á  4  alunos

COMPONENTES:

  • 1  dado  de  oito  lados
  • 1 cartela  com  8  figuras  de  animais  numeradas
  • 24 fichas  com  figuras  e  palavras e cada 3  fichas de  figuras/palavras que  se  iniciam  com  a mesma  sílaba das  figuras/palavras apresentadas  nas  cartelas.

REGRAS
  • A  CARTELA  COM  AS  FIGURAS  NUMERADAS DEVE  ESTAR  Á  VISTA DOS  JOGADORES  DURANTE  TODO  O JOGO.
  • Espalhem-se as  fichas  sobre  a mesa, com  as frases  voltadas para  cima.
  • Os  jogadores decidem quem  deve iniciar  a partida.
  • O primeiro  jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde  ao número  sorteado.
  • O jogador deverá escolher  uma  figura cujo  nome  comece  com a  mesma  sílaba da  figura indicada  na cartela.
  • Escolhida  a ficha, o jogador participante pega-a para  si. O próximo participante  joga  o dado e repete o mesmo  procedimento.
  • A  cada ficha encontrada o jogador ganha  um  ponto, se pegar à ficha errada os demais  jogadores que perceberem denuncia  e passa-se  a vez.
  • Se  o outro  participante jogar o dado e o número deste for referente a uma  figura  para  qual  não há mais fichas, passa-se  a vez para o jogador  seguinte.
  • Cada  jogador só poderá  pegar  uma ficha por  vez.

AO  FINAL, GANHA O JOGO QUEM CONSEGUIR UM MAIOR NÚMERO  DE FICHAS.

REPRTÓRIO  DE  PALAVRAS  USADAS  NO  JOGO

Cartelas  com  figuras  de animais

PAVÃO  1           BALEIA  2      CAVALO  3

GATO  4             VACA   6          TATU  7

DINOSSAURO    8








FIGURAS   DO  JOGO

PALHOÇA




PARAFUSO
PALITO
BALÃO
BACIA
BATEDEIRA
CADERNO




CADEIRA
CADERNO
GAVETA
GARRAFA
GALINHA
VACINA




VASSOURA
VARINHA
TALHER
TÁBUA
TAPETE
FOLHA




FOGUEIRA
FOTOGRAFIA
DIAMANTE
DINHEIRO
DINAMITE
















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