Começamos o nosso trabalho no mês de junho e encontramos muitos casos de crianças com vergonha, inseguras, auto estima baixa, sem concentração, com dificuldades em se portar em sala e muito mais. A primeira etapa foi conquistar todos os pontos relacionados acima e mostrar a elas que seriam capazes de aprender a ler e mostrar aos pais a importância da sua confiança em seus filhos.
De segunda e quarta temos os alunos de 2º e 3º anos e de terça e quinta os alunos de 4º e 5º anos.Com este grupo fizemos um trabalho cujo objetivo era a leitura , formação de frases e interpretação das mesmas. Foi dado para cada grupo , palavras retiradas de um texto já existente.Cada grupo deveria montar seu texto do jeito que achasse correto. Houve muita discussão entre os integrantes. Em certos momentos teve a interferência da professora.
No início os alunos ficaram inseguros,mas aos poucos foram percebendo como o trabalho foi se desenvolvendo. As frases que se formavam eram lidas várias vezes e os próprios alunos percebiam que não fazia sentido sua formação e refaziam. Quando as mesmas tinham um sentido correto ,ficavam satisfeitos com o resultado.
Depois de montado,cada grupo leu seu texto e acharam interessantes os processos de montagem de cada grupo e mesmo usando as mesmas palavras cada grupo fez um texto diferente.
Na próxima etapa, cada grupo copiou seu texto e trocou com os colegas dos outros grupos.
No final a professora leu o texto original e os alunos ficaram surpresos com o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário