GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Porque devemos utilizar atividades que primem pela memória do aluno – por Camila Previatti



A memória nada mais é do que a base para a aprendizagem. Sem ela não conseguimos reter informações a curto, médio e longo prazo. A mesma envolve um complexo mecanismo que nos ajuda a resolver desde situações mais simples, até as mais complicadas.
         A grosso modo a memória é a retenção de informações na qual nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando precisamos.
         Hoje sabemos da importância da mesma dentro do processo de aprendizagem.
         Alunos com problemas de memória dificilmente se dão bem no ambiente escolar, tendo em vista que o mesmo prima por memorização de conteúdos e a sua reprodução.
         Há exercícios e atividades que podem ser feitas com os alunos para que desenvolvam a memória. Porém, nem toda “falta de memória”  pode ser revertida, pois existem casos específicos que favorecem a perda irreversível da mesma (como concussão, amnésia...).
         Estudos comprovam que a contínua atividade cerebral como leitura, palavras cruzadas, sudoku, xadrez... auxiliam na manutenção da memória.
         A seguir daremos exemplo de um jogo que auxilia os alunos dentro deste contexto:




Jogo da memória
Material: nenhum
Quantidade de pessoas: indeterminada
Como jogar: inicialmente pede-se para que os jogadores sentem-se em círculo ou em “U” – é importante que todos se vejam.
O professor escolhe um tema (cores, animais, o que tem na escola, palavras que comecem pela letra...) e pede para que cada aluno pense (sem falar) na sua palavra.
O primeiro deve falar a sua palavra em voz alta. O segundo deverá falar a palavra do primeiro e incorporar a sua palavra. O terceiro deverá falar a palavra do primeiro, a palavra do segundo e a sua. E assim sucessivamente.
As vezes, a grande quantidade de participantes dificulta este exercício, então uma boa dia é incorporar movimentos junto as palavras, pois se o aluno aprender visualmente conseguirá memorizar melhor as palavras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário