GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A memória como recurso na aprendizagem- por Luana da Silva Santos



Nosso conhecimento, experiências e práticas diárias, das mais simples às mais complexas, se tornam possível devido nossa memória, que é um processo de retenção de informações por um curto ou longo período de tempo, que se armazenam em nosso cérebro, e está interligado com o processo de aprendizagem e produção de conhecimento.
Em sala de aula o estímulo da memória é importante, pois é nela que muitas vezes o aluno irá buscar meios para resolver suas dúvidas, isso acontece porque ao longo de nossa vida vamos conhecendo e memorizando muitas palavras e com isso criamos um Dicionário Mental, um dicionário próprio, criado em nossa memória, que nos ajuda em nossa comunicação verbal e escrita. Dessa maneira um aluno que está em processo de alfabetização pode recorrer a sua memória para ter referências de como escrever determinada palavra a partir de outras que ele já conhece.

Considerando então que o aluno já possui uma boa base alfabética é preciso então ensiná-lo sobre as convenções ortográficas e algumas vezes memoriza-las, visto que dependendo da idade dos alunos torna-se difícil para eles compreenderem regras complexas ou até algumas que não possuem explicações, assim o aluno poderá recorrer à sua memoria diante de suas dúvidas. É claro que o aluno não aprenderá todas as regras ortográficas simplesmente decorando conceitos sobre as mesmas, mas é necessário considerar que e que a retomada desses conceitos é fundamental para sua aprendizagem.

Pensando nisso, abaixo será apresentada uma proposta de atividade cujo intuito é auxiliar na reflexão do sistema de escrita e também uma breve descrição da minha experiência ao realizar a aplicação da mesma.


Nome da atividade: Trilha ortográfica
Justificativa: Desenvolver uma atividade que possibilite aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita e através disso diminuírem os erros ortográficos, neste caso em relação a troca de letra com sonoridade parecida (F/V).
Objetivos:
·        Refletir sobre o sistema de escrita;
·        Perceber a diferença sonora entre as letras F e V;
·        Disponibilizar subsídios para que o aluno melhore sua ortografia, neste caso em relação a dificuldade na percepção do uso da letra F ou V.
Conteúdo: Ortografia
Etapas previstas: Esta atividade será desenvolvida em duas aulas.
Primeira aula
Procedimentos:
·          Realizar a leitura do texto de maneira integral para os alunos, chamando a atenção para o fato de haver diversas palavras nas quais se utilizam as letras F e V;
·          Fazer novamente a leitura do texto, mas desta vez os alunos irão completa-lo com a letra F ou V de acordo com a palavra;
·          Fazer a correção das palavras do texto.
Segunda aula:
Recursos materiais: Uma trilha para o jogo, placas com as letras F e V, lápis, borracha e folha de caderno ou sulfite.
Procedimentos:
·        Dividir os alunos em dois grupos;
·        Entregar para cada grupo duas placas, uma com a letra F e outra com a letra V;
·        Ditar para os grupos uma palavra (que poderá ser do texto trabalhado anteriormente) cuja letra inicial seja F ou V e dar um tempo para que eles pesem, feito isso os dois grupos deverão mostrar a letra que escolheram.  O grupo que acertar andará uma casa na trilha do jogo. Ganha a equipe que chegar ao final da trilha primeiro.
·        Registrar as palavras ditadas no jogo.

Registro da atividade:
Realizei as atividades com os alunos do GAP (Grupo de Apoio Pedagógico), dando continuidade ao trabalho que estava desenvolvendo e também por perceber que os alunos ainda confundiam muito as letras F e V.
Na realização da primeira atividade percebi que alguns alunos ainda confundiam muito o som da letra F com o da letra V, mas no decorrer da atividade e com o processo de correção estes alunos foram percebendo como identificar a letra a ser usada.
A segunda atividade, apesar de ser simples, chamou a atenção dos alunos, que pediram para jogar mais uma partida do jogo, mas na segunda partida (para dificultar um pouco o jogo) pedi aos alunos que em grupo escrevessem 10 palavras e que eles ditariam para o grupo adversário, desta maneira eles exercitaram a escrita e a leitura também.
    Também pude perceber que na segunda atividade os a troca de letras nas palavras foi muito menor em relação na primeira atividade
      Todas as turmas demonstraram gostar das atividades, principalmente do jogo.


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário