GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Relato- Cecília Martins

Sou professora do GAP desde 2007 e confesso que esses anos foram de grande aprendizado para minha vivência profissional e pessoal. Com certeza, tornei-me uma professora melhor  quando comecei a trabalhar com crianças que apresentam algum tipo de dificuldade  na alfabetização e  além disso, muitas apresentam também  auto estima baixa e não contam  com o acompanhamento da família. Ficava muito preocupada com tantos problemas para administrar, mas nunca desisti.
Poderia                relatar aqui, vários casos interessantes que acompanhei, mas um caso em especial me chamou muita atenção e me realizou profissionalmente .Um aluno do 5º ano foi matriculado no GAP em 2010, mas raramente frequentava as aulas e quando comparecia, estava sempre disperso e aparentemente desinteressado. Sentia-se incapaz e muitas vezes nem tentava realizar as atividades propostas, ou seja não confiava  em seu potencial. Ao final do ano letivo   foi retido e em 2011 novamente foi encaminhado ao Grupo de Apoio.  Senti que algo deveria ser feito a  essa  criança e então, no inicio do ano tivemos uma conversa particular, onde o garoto expôs seus anseios e dificuldades. Prometi ajudá-lo, mas fizemos um acordo de que ele não poderia faltar às aulas.Comecei  então, o trabalho com as letras do alfabeto e a seguir , as atividades relacionadas ao método fônico foram introduzidas, ou seja, iniciei um trabalho que consiste no aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas , permitindo ao aluno descobrir o princípio alfabético e progressivamente dominar o conhecimento ortográfico próprio da sua língua, através de atividades preparadas para essa finalidade.
Em três meses, o aluno já estava lendo e escrevendo palavras de sílabas simples e mostrava-se cada vez mais interessado e feliz. Passou a ter auto- confiança e a sentir-se preparado para enfrentar os desafios que encontrava a cada dia. Realmente, cumpriu o combinado, passou a ser  um aluno assíduo e pontual e começou a ajudar os colegas mais novos que pass avam pelas mesmas dificuldades. Percebi que ele sentia-se responsável pelos companheiros do grupo, já que era o mais velho e já começava a entender o processo de leitura e escrita.
Atualmente, sete meses depois do  inicio das aulas do GAP , o garoto de doze anos   aprendeu a ler e   escreve  listas, textos de memória e produz  pequenos textos   de próprio punho.
Fiquei muito feliz por ter a oportunidade de participar deste processo e de ter presenciado o brilho em seus olhos a cada conquista. Histórias como essas, nos fazem acreditar que apesar de todas as dificuldades que o professor enfrenta, vale a pena continuar...
Não posso  deixar de agradecer à professora  da sala regular, que foi minha parceira,tendo um olhar muito  especial para essa criança , oferecendo –lhe toda a assistência necessária.

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