GAP 2011

Grupo de Apoio Pedagógico, ou GAP, é um grupo de educadores da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra que trabalha em prol da educação. O trabalho é feito, basicamente, com os alunos do 3o. ano que ainda não estão alfabetizados. Com idéias simples mas bem direcionadas, é um dos principais motivos pelo qual o IDEB do município está subindo... Idéias, sugestões, curiosidades... sejam bem vindos!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ATIVIDADE: Ditado Visual (Ditado Mudo)- por Rosemeire Amaral

JUSTIFICATIVA: O ditado é um instrumento de diagnóstico e de construção da escrita e leitura, mostrando o nível de evolução da criança.
Como toda atividade pedagógica é preciso que o professor tenha um objetivo claro e encaminhamento adequado.
OBJETIVO: Trabalhar a composição de palavras através do registro, estabelecendo associação com palavras previamente estabilizadas.
MATERIAL: desenhos ou gravuras com o nome escrito atrás.
ETAPAS PREVISTAS: o professor mostra o desenho ou a gravura de animal, fruta, objeto, etc.
Os alunos escrevem o nome do desenho mostrado.

Depois, o professor vira a ficha com a palavra e os alunos fazem a comparação.
Em um segundo momento o professor distribui frases e cada grupo deverá ler e encaixar a frase embaixo da gravura correspondente.








ATIVIDADE: Bingo dos sons iniciais
JUSTIFICATIVA: Jogos são veículos de expressão e socialização das práticas culturais da humanidade e veículo de inserção no mundo, são também atividades lúdicas em que crianças se engajam no mundo imaginário, regido por regras próprias que geralmente são construidas a partir das próprias regras sociais de convivência.
OBJETIVOS: Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que podemos pronunciar separadamente.
Comparar palavras quanto a semelhanças sonoras e perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais.
CONTEÚDO: cartelas de bingo dos sons iniciais.
ETAPAS PREVISTAS: O profesor deve ler em voz alta as regras do jogo e, à medida que lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona.
Ao iniciar o jogo o professor deve mostrar aos aunos que as fichas com as palavras estão dentro do saquinho e que ele vai “gritar” cada palavra sorteada. Ao ler a palavra em voz alta pode-se dar um intervalo e relê-la, para que todos os alunos tenham realmente tido acesso à informação e tenham tempo para compará-la às palavras da cartela.





O jogo pode ser jogado individualmente ou em duplas. No caso da escolha pela organização em duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcar a palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.

Um comentário:

  1. Achei, muito riquíssima esta atividade para a prática, da alfabetização e letramento, reforçando assim aprendizagem dos alunos.E também é muito importante a participação entre professores e alunos durante a realização da atividade espontânea.

    ResponderExcluir