JUSTIFICATIVA: O ditado é um instrumento de diagnóstico e de construção da escrita e leitura, mostrando o nível de evolução da criança.
Como toda atividade pedagógica é preciso que o professor tenha um objetivo claro e encaminhamento adequado.
OBJETIVO: Trabalhar a composição de palavras através do registro, estabelecendo associação com palavras previamente estabilizadas.
MATERIAL: desenhos ou gravuras com o nome escrito atrás.
ETAPAS PREVISTAS: o professor mostra o desenho ou a gravura de animal, fruta, objeto, etc.
Os alunos escrevem o nome do desenho mostrado.
Depois, o professor vira a ficha com a palavra e os alunos fazem a comparação.
Em um segundo momento o professor distribui frases e cada grupo deverá ler e encaixar a frase embaixo da gravura correspondente.
ATIVIDADE: Bingo dos sons iniciais
JUSTIFICATIVA: Jogos são veículos de expressão e socialização das práticas culturais da humanidade e veículo de inserção no mundo, são também atividades lúdicas em que crianças se engajam no mundo imaginário, regido por regras próprias que geralmente são construidas a partir das próprias regras sociais de convivência.
OBJETIVOS: Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que podemos pronunciar separadamente.
Comparar palavras quanto a semelhanças sonoras e perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais.
CONTEÚDO: cartelas de bingo dos sons iniciais.
ETAPAS PREVISTAS: O profesor deve ler em voz alta as regras do jogo e, à medida que lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona.
Ao iniciar o jogo o professor deve mostrar aos aunos que as fichas com as palavras estão dentro do saquinho e que ele vai “gritar” cada palavra sorteada. Ao ler a palavra em voz alta pode-se dar um intervalo e relê-la, para que todos os alunos tenham realmente tido acesso à informação e tenham tempo para compará-la às palavras da cartela.
O jogo pode ser jogado individualmente ou em duplas. No caso da escolha pela organização em duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcar a palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.
Achei, muito riquíssima esta atividade para a prática, da alfabetização e letramento, reforçando assim aprendizagem dos alunos.E também é muito importante a participação entre professores e alunos durante a realização da atividade espontânea.
ResponderExcluir